"Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei" (Salmo 91)

8 de novembro de 2012

Como foi feito: Os Saltimbancos


Os Saltimbancos, o que falar da nossa montagem, na verdade reescrever um texto que já estava escrito há algumas semanas para falar das expectativas, do processo, e dos resultados
Bem “começando do começo”, bem redundante isso né(rsrsrs), como montar um espetáculo infantil? Como fazer cenário? Figurino? Como arrumar verba? E o elenco? Essas perguntas permeavam minha cabeça quando decidi montar o texto.Para quem me conhece sabe, o que basta pra mim é a ideia e pessoas que confiam no meu trabalho pra da certo o dinheiro agente corre atrás depois.

Como montar o texto que é um clássico da literatura infantil ainda mais sendo um musical? De cara convidei os meus amigos da escola de teatro, alguns toparam, loucos! Grupo formado de 6 pessoas no elenco, agora seria fazer a escolha do elenco quem encaixaria em cada personagem, eu me propus a fazer a direção e o som. Começamos os ensaios praticamente na mesma semana que apresentei o projeto a turma, ate por motivos de tempo os trabalhos já começaram no intuito de cada ator buscar a característica dos seus personagens, o que de fato relativamente foi mais fácil para os que fariam o cachorro e a gata afinal são animais mais domesticados e que tem um contato maior com as pessoas, o que complicaria no caso da Galinha e do Jumento. Depois de textos decorados, e cada ator com sua personagem definido, com exceção da gata que duas atrizes se revezam no papel, eis outra coisa que chama atenção porque mesmo sendo atrizes diferentes tivemos que  buscar um ponto em comum as duas.

Figurinos:

O que posso resaltar sobre os figurinos foi que em uma das aulas foi tocado nas montagens infantis, e um dos professores ate disse que como criança é aquela coisa mais lúdica o melhor seria que quanto mais o figurino se aproxime do real fica mais atrativos para as crianças, meio paradoxo afinal as crianças tem a capacidade livre de imaginação,  para montar os personagens tomei algumas referencia tipo:
O Cachorro: O figurino baseado em algo do exercito, algo que lembre alguma coisa mais street
A gata: A Madona nos anos 80/90. Bota cano alto, jaqueta jeans.
A galinha: Algo mais do samba, o chumaço de penas na cabeça, que lembra o cabelo Black.
O Jumento: alguma coisa puxando mais para o brega. O branco, cinza e preto contrastando com o xadrez e o florido.

Sobre o Cenário:

Como fazemos as apresentações itinerantes e como já disse antes “as criança tem uma capacidade livre de imaginação”  optei pro fazer sem cenário, na verdade utilizar uma placa com duas faces uma escrita “CIDADE” e do outro lado “POUSADA DO BOM BARÃO” e durante a peça há a mudança da placa, mas também contamos com 3 telas de mais ou menos 2 mts mas só utilizaremos quando formos apresentar em palcos, possivelmente em dezembro.

Problemas que tivemos durante as apresentações:

O problema mais grave que posso citar aqui, que tivemos ate hoje foi o problema do som por ser Play back na parte musical em alguns lugares o som não estava legal ou não funcionou nos primeiros momentos da peça, mas garças ao esforço do elenco todos tiraram a “falha” de letra dando a volta por cima. Outro problema foi o afastamento de um dos integrantes da companhia e eu como diretor passei a ser ator com o personagem do Jumento, mas também a substituição foi aceita por todos da companhia.

Dos resultados:

Bem acho que não há resultado melhor que ver o sorriso das crianças. E uma montagem que era pra ser algo experimental restrito ao mês de outubro esta se estendendo a novembro e dezembro.  Sem contar os amigos e conhecidos do meio artísticos que me procuram para perguntar onde será a próxima apresentação pois eles querem assistir, também é uma forma de retribuição ao nosso trabalho.

PS: Não quis aqui fazer algo cientifico, só queria compartilhar alguns conhecimentos desta montagem.