"Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei" (Salmo 91)

3 de julho de 2009

O que é cultura e oque é folclóre?

Então resolvi fazer essa pergunta pra algumas pessoas no MSN, olhem as respostas:
“cultura,ja generaliza e engloba tudo,em vários setores,como toda a arte em si,o comportamento humano,etc....já o folclore,isso sempre soube,que vem mais de tradição,que uma CULTURA passada de gerações,de cada lugar...e varia sua especificação...”
Larissa Damasceno
“não sei se estou a altura para responder, mas entendo que cultura é algo mais amplo, enquanto que o folclore é mais restrito.. o folclore seria um gênero dentro da cultura assim. folclore esta ligado a tradições repassadas oralmente, através dos mitos lendas e cultura abrange isso também mas vai além... por que cultura é todo um retrato de um povo...portanto o folclore esta dentro da cultura”
Jorge Lukar
“Cultura é praticamente tudo o que uma sociedade produz, de costume, de música, literatura, convenção, até brincadeira... aí folclore complica por que tem autor que diz que o termo é pejorativo e diminui a cultura popular. Sendo assim, folclore seria uma classificação dentro da cultura... é como se fosse cultura popular, no sentido de que ela é produzida pelas classes menos favorecidas”
Diane Nogueira
“Cultura é tudo aquilo que o ser humano produz qualquer manifestação como língua costumes hábitos e etc. E folclore é justamente parte dessa cultura é algo que existe em uma determinada regiao de cunho natural todo folclore é cultura, mas nem toda cultura é folclore”
Marcelo Brito
E agora você leitor me pergunta mais porque fiz essa pergunta e eu lhe respondo com todo gosto: Por que aprendemos que Cultura é aquelas coisas que envolvem dança, teatro, historias e que ela se divide em Cultura Popular e Cultura Erudita e Folclore só é trabalhado no colégio com sendo aquelas lendas que são só trabalhado uma vez por ano geralmente próximo a semana do folclore. E a uns períodos a traz na faculdade paguei uma matéria chamada “Antropologia” que define cultura como tudo que é produzido pelo homem, depois assistindo uma palestra do Prof. Sineia Santos que reforçava o que eu tinha aprendido em Antropologia com a professora Francisca. Depois vi em um texto na net que folclore são: as musicas, as danças tudo que é produzido em uma determinada sociedade e é repassado para as outras gerações. Ai veio à pergunta “mas afinal o que é folclore e o que é Cultura, e onde cara um se difere no meio social?”

Devo assumir que ainda não consegui chegar a uma resposta que conseguisse saciar minha sede dessa resposta mas vamos há resposta que eu consegui fazendo algumas pesquisa, lendo alguns livros e conversando sobre esse mesmo assunto. Cultura na visão antropológica é tudo que é criado pelo homem sendo essa produção pode ser em bens materiais (roupas, instrumentos, comida) ou bens psicológicos (comportamento, forma de falar, religião, etc). E que no Brasil seria muito complicado definir uma perfil da cultura tanto erudita segundo o Antropólogo Roberto da Mata no Brasil á a “Fabula das três raças” o Branco, o Negro e o Índio mais não é falado que dentro da etnia dos brancos há Portugueses, Espanhóis, Franceses e outros. Na etnia dos Negros e dos índios indivíduos de tribos diferentes de culturas diferentes. Então vivemos essa mistura e o Brasil sendo um país tão extenso como o nosso a cultura não se estabeleceu de uma forma homogênea em todo o território.

Já para Folclore seria tudo que é criado por uma sociedade físico ou psicológico, que seja transmitido de forma verbal ou não, mas que definam suas origens que pode sofrer alterações ao longo do tempo. Ou sejam manifestações de cunho religioso e que sejam criada de forma empírica como as lendas os mitos. Em outros textos achei algo falando que Folclore seria a mesma coisa de Cultura Popular Pois seus conceitos são muito parecidos que acabam se misturando.

Eu aposto como a resposta não esta tão convincente né? Pois é nem pra mim! Mas é isso, foi o que consegui ate agora por isso que a Cia Folclórica seria também a fonte de pesquisa para quem como Eu também quer se aprofundar nesse assunto, e principalmente em cultura piauiense já que ela é tão rica e tão pouco trabalhada, se alguém se interessar em me ajudar nesses estudos deixa o MSN ou deixa um recadinho que respondo com toda certeza, abraços