"Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei" (Salmo 91)

24 de setembro de 2010

II Festival de Dança Católica!!!

O II Festival de Dança Católica é um evento promovido pelo Ministério de Dança da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Teresina

E consiste na apresentação de diversos ministérios de dança dos Grupos de Oração da Renovação Carismática Católica de Teresina em caráter competitivo, sem, contudo deixar de lado a missão primordial da Igreja que é evangelizar.

A arte sacra, que é uma expressão usada para caracterizar todas as linguagens artísticas que estão inclinadas para o sagrado, tem em vista, por sua natureza, exprimir de alguma forma, através de obras humanas, a beleza infinita de Deus. Uma vez tomando como fonte inspiradora a própria dimensão divina, de onde emana toda beleza visível, temos que a arte sacra é uma forma sublime de expressar a beleza, capaz de tocar o coração humano, transformando-o interiormente e o levando à transcendência.


O Festival de Dança ao qual nos referimos neste Projeto tem justamente o intuito de promover a arte sacra, bem como proporcionar um momento de espiritualidade e socialização, mostrando aos presentes o potencial de nossos artistas sacros e rompendo preconceitos acerca da arte católica.


Ademais, os ministérios de dança da RCC carecem de momentos como este, nos quais possam encarar seus limites e despertar seu verdadeiro potencial,

a fim de apresentar a Deus e aos seus semelhantes não uma performance medíocre, mas o melhor de si.


OBJETIVOS

• Reunir o maior número de ministérios e grupos de dança católicos, com o intuito de evangelizar através da arte;
• Colocar em evidência as diversas manifestações artísticas e evangelizadoras presentes na Igreja católica;
• Levar os ministros e ministras de dança a desenvolverem a arte sacra com maior ousadia e profissionalismo;
• Fazer com que o próprio movimento da RCC reconheça cada vez mais a importância da dança como expressão de arte e evangelização.