"Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei" (Salmo 91)

14 de março de 2009

Jornalismo, Romacista ou Real?






Essa semana alem de ter sido meio atribulada por conta do curso de extensão e uns pequenos contratempos por falta de comunicação(parece ate mentira em um curso de comunicação faltar comunicação) recebemos na quinta a visita dos ENECOS-Pi ou melhor dês do começo da semana eles estavam preparando um material pra apresentar as diretrizes para os calouros da faculdade, pra quem não sabe os ENECOS é Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social.

Bem fizeram vários cartazes com fotos tiradas de revistas falando sobre a opressão, preconceito, lutas sociais e raciais enfeitaram a sala acho que não tinham marcado hora pois quando começaram tinha pouquíssimos alunos na sala.
Os primeiros instantes da discussão, fiquei calado ele (Leo) falando sobre a luta estudantil nos anos 70 falando a importância que o movimento teve contra a ditadura etc. Mais daí começaram a falar sobre ideologia e uma das pessoas veio falar que era contra todas essas ideologias que as pessoas impõe ai eu pergunto como ela é contra uma ideologia se ela mesma esta divulgando uma afinal essa luta de classes é uma ideologia, depois disso outro veio falar dos objetivos da ENECOS pregando uma constante luta estudantes e estado, não tiro a razão dele afinal as universidades publica e estadual realmente precisam de mais matérias de trabalho para o curso de comunicação mais já agente que esta em uma Universidade particular vamos brigar pelo que? Se os nossos Laboratórios estão lá e ninguém se interessa de ir atrás, ai vem falar que o certo de estarmos em uma faculdade não é são aprender a ser técnicos em determinado meio mas ser mais Humano, não sei La na UESPI mais na FSA temos Snic e Ética que são estudados justamente isso fora as outras matérias que trabalha o mesmo assunto só que indiretamente.

E eu continuei calado ate certo momento onde começaram a falar das grades de programas ai uma das pessoas foi dizer que o programa da Luciana Gymenes era uma porcaria, mais e aí: È um programa Jornalístico? E um programa vendável? È um programa que tem IBOPI? O programa da Lucro a empresa? Se todas as respostas são “SIM” então por que mudar o formato se tem sucesso? E afinal ali não é um programa jornalístico é um programa de entretenimento feito por uma antiga modelo. Não sei se foi eu que fiquei muito Técnico ou se eles são muito romancistas em relação a nossa profissão mais achei algumas das diretrizes relativamente falhas aos dias atuais alem de todos hoje em dia sermos muito acomodados em relação a política, vamos lutar pelo que se a oposição esta no poder se é um governo que defende os pobres e faz políticas publicas para ajudar os mesmo, Vamos lutar pelo que? Se sabermos que o Brasil já tem uma historia de pobreza e pouca educação não se pode mudar isso do dia pra noite. Lutar pela liberdade de expressão se hoje “todos” tem contato com a Internet e quem quiser pode ter suas paginas pessoais e onde podem falar e por o que quiser, E falar “que a Luta não acabou”, é quem sabe, Pode ate ser mais vamos repensar em que áreas ainda vale a pena lutar!

Como já Falei antes não tenho mais essa visão romancista to jornalismo, quem sabe se ela ficou em algum período atrás ou em alguma matéria que mostrar como é a realidade no mercado de trabalho onde temos que escolher trabalhar ou ser um romancista exacerbado defendendo toda ética e moral que são pré estabelecidos á na academia ou no Maximo tentar se adequar ao meio e procurar uma vaguinha para por a teoria na pratica, não to confiante nisso mais acabei “comprando a briga” então ENECOS ai vamos nós!!!